© 2017. Orgulhosamente criado por Thiago da Silva Medeiros

HISTÓRIA do CAAB

     O Clube de aeromodelismo CAAB, foi fundado em 8 de outubro de 2006, “ano do centenário do primeiro voo do 14 Bis”, com o nome Clube de aeromodelismo Asas de Biguaçu. Em meados do ano de 1997, alguns aeromodelistas começaram a voar em uma grameira no município de Biguaçu, e de forma improvisada, logo, outros aeromodelistas também adotaram a área de voo pelas suas características ímpares para a pratica do aeromodelismo. Nesta época, os encontros eram realizados pela equipe RAFALE, da família Ribeiro!

     

     Porém, em meados de 2005, começaram a surgir problemas com os proprietários das grameiras. Diante do fato e sentindo a necessidade de criar um clube, o aeromodelista João Augusto Ribeiro, deu início ao processo para a formalização de um clube, confeccionando uma carta aos associados, intitulada “UNIR PARA VENCER, SOMAR PARA CRESCER”. Na oportunidade, e em tom de desabafo, numa demonstração inequívoca de amor ao aeromodelismo, conclamava todos os aeromodelistas que frequentavam a área para que se unissem, com o intuito de criar um clube.

   

     Assim, foi criada a comissão provisória composta por: João Augusto Ribeiro, Luiz Artur Faraco, Antônio Carlos de Azevedo, Adhemar Maria do Valle Pereira e Sancler Claudino da Silva. Esta comissão conversou com o proprietário da área, marcou uma reunião para o dia 08 de outubro onde compareceram 27 aeromodelistas dos 83 convidados. Na oportunidade foi eleita a primeira diretoria, do “agora” CAAB – Clube de Aeromodelismo Asas de Biguaçu, composta pelos membros: Presidente: Luiz Artur Cesarino Faraco, Vice-Presidente: João Augusto Ribeiro, Secretário: Antônio Carlos de Azevedo, Diretor técnico: Adhemar Maria do Vale Pereira, Tesoureiro: Sancler Osvaldino da Silva. Nessa mesma reunião, foi acordada a locação de uma área de 3.000 m2 vazia, sem grama, nos fundos do terreno e ficou assim definido: “Nesta área será construída em uma parte a pista de voo (100m x 10m); e na área remanescente será edificada uma área coberta de aproximadamente 6m x 4m sendo que o restante será utilizado para boxes e estacionamento”.

   

     No ano de 2010, sob a presidência do aeromodelista João Augusto Ribeiro, o clube deu mais um “salto” nas suas conquistas, sendo devidamente formalizado e aprovado seu estatuto Social, homologado junto a Confederação Brasileira de Aeromodelismo - COBRA, e demais órgãos oficiais, assim como, as Diretorias passariam a ter mandato de dois anos. Nesse período também foi iniciado projeto e o levantamento de material para a construção da sede!

   

    O período compreendido entre 2011 e 2014, foram períodos difíceis para o CAAB, até que em 2014, um grupo de associados, iniciou um movimento para reerguer o Clube.

 

    Neste sentido, foi criada uma Comissão para apresentar proposta de um novo Estatuto e Regimento Interno, para o CAAB. As mudanças não pararam por ai... No dia 07 de junho de 2015, foi eleita a nova diretoria assim composta: Presidente: Antônio Carlos de Azevedo, Vice-Presidente: Luiz Cesarino Artur Faraco, Diretor Técnico: Moacir Muller, Secretário: João Augusto Ribeiro, Tesoureiro: Geliandro de Oliveira Gomes e o conselho Fiscal: Jaime Roque Scharf, Juvenal Schreder Filho e Hugo Guimarães Hermida e presidente de Honra, o senhor Carlos Eduardo Porto.

   

      Com o envolvimento e comprometimento da maioria dos associados, o Clube organizou toda a contabilidade, passando a emitir boletos bancários para pagamentos de mensalidade, prestação de contas diariamente através do site e trimestralmente de forma oficial.

     Foi instalado pia, piso e azulejo na cozinha, assim como o banheiro da sede. Foi realizado a canalização da água (CASAN), adquiriu-se um gerador de 1200w. Foi construído tambem um box de pilotagem, área de giro de motor, o segundo estacionamento, valas de drenagem, tela de proteção dos carros e tela de proteção da sede. Foram instaladas placas informativas da localização do clube, bem como, placas indicativas e de orientações na sede!

      Foram criados eventos, como o WarBird, idealizado pelo sócio Vinícius Ocker Ribeiro e que já se torna um dos principais eventos desse gênero. No ano de 2017, foi modernizada a página do FaceBook e criou-se um novo site, muito mais interativo e atrativo. Foram prestadas justas homenagens, aos sócios e aeromodelistas, João Augusto Ribeiro e Carlos Eduardo Porto, por tudo que fizeram pelo aeromodelismo e pelo CAAB. Nesta mesma oportunidade, o CAAB, recebeu pela primeira vez em sua sede, um presidente da Confederação Brasileira de aeromodelismo, na oportunidade, Rogério Lorizola.

     Para marcar essa tão importante transição e esse novo momento, foi criada uma nova “marca” para o clube, representada por duas asas estilizadas, com um círculo oval no centro em azul mais escuro e uma estrela amarela com a inscrição “Clube de Aeromodelismo Asas de Biguaçu”. A nova marca, trás desenhos atuais, com predominância da cor azul, que lembra o céu, voar, aviação, aeromodelismo, também significa, tranqüilidade, serenidade e harmonia. Além disso, trás uma estrela, que significa fonte de luz e está associada ao simbolismo celeste, a perfeição, a luz, o renascimento, o divino, a proteção, a esperança, o desejo, a renovação, o equilíbrio e a sabedoria. Já a cor amarela da estrela, significa, a origem do clube, o primeiro logo, também significa, luz, calor, otimismo e alegria, o sol, a prosperidade, a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade, estimula as atividades mentais e o raciocínio! Todas essas alterações, traduzem fielmente, o novo momento do clube e o que pretendemos para o futuro!

 

     Muito há por fazer, e será feito, com a união, o emprenho, a solidariedade e a amizade dos sócios aeromodelistas, conseguiremos vislumbrar um futuro promissor para o nosso querido clube!

Venha fazer parte dessa história!

 

- Compilação e organização de Antônio Carlos de Azevedo, através de depoimentos e transcritos de atas e documentos dos acervos do Clube de Aeromodelismo Asas de Biguaçu!

 

Biguaçu, 27 de abril de 2017                       

CLUBE DE AEROMODELISMO ASAS DE BIGUAÇU