CAAB
Recomendações para um voo seguro.
Para ser um bom aeromodelista, é preciso primeiramente ter cuidado com a segurança de voo, ou seja, checklist de todo equipamento. Isto porque, caso não seja feita a análise necessária, depois da decolagem a probabilidade de você derrubar seu aeromodelo é muito grande, e como sabemos o custo para a aquisição e manutenção de um aeromodelo é muito alto!
Grande parte dos acidentes são ocasionados por um conjunto de falhas ou erros. Dessa forma, segue algumas dicas para serem analisadas antes, durante e após o vôo:
QUANDO ESTIVER MONTANDO SEU AEROMODELO VERIFIQUE:
A fixação das peças internas;
A fixação das superfícies móveis (comandos);
Vazamentos de combustível;
Vazamentos de ar, para trem de pouso pneumático;
A integridade da entelagem;
Lascados na hélice, principalmente para as de madeira;
Se o respiro do tanque está destampado, para gasolinas;
Se a bateria está carregada;
Se o rádio está com a programação correta (modelo);
ANTES DE LIGAR O MOTOR VERIFIQUE:
Se o rádio está com a programação correta;
Se os comandos estão mexendo para o LADO CORRETO;
As funções secundárias do modelo (flap, luzes, trem de pouso, bombas, freio aerodinâmico, fumaça ...);
Se as baterias (rádio e avião) estão carregadas e em condições de voo;
Se o tanque de combustível está cheio.
ANTES DE DECOLAR VERIFIQUE:
O correto funcionamento e regulagem do motor (deixe-o funcionando por pelo menos um minuto antes de decolar);
Se a pista está livre, ou seja, ninguém pousando ou decolando;
O lado do vento;
A posição do Sol.
DURANTE O VOO:
Taxiamento dentro da pista auxiliar (se houver);
Observar prioridade de decolagem e pouso;
Rolagem ao eixo da pista demarcada, colocando-o contra o vento;
Decolagem suave e tomada de altura;
Vôo em cima da pista contra o vento;
voo retangular, sempre dentro da caixa de vôo;
Iniciar os procedimentos de pouso (gritar “Pista” ou “Pouso”, completar a “perna do vento” e pousar);
Trazer o aeromodelo até a saída da pista, desligar o motor, rádio RX e TX e reboca-lo até os boxes.
É importante ressaltar que mesmo diante de todo o conjunto de verificação, sempre há a probabilidade de acontecer um acidente, porém, o após a análise de todo o conjunto de segurança essa margem diminui muito.