top of page

Regras de VOO - CAAB

Recomendações para um voo seguro.

         Para ser um bom aeromodelista, é preciso primeiramente ter cuidado com a segurança de voo, ou seja, checklist de todo equipamento. Isto porque, caso não seja feita a análise necessária, depois da decolagem a probabilidade de você derrubar seu aeromodelo é muito grande, e como sabemos o custo para a aquisição e manutenção de um aeromodelo é muito alto!  

 

         Grande parte dos acidentes são ocasionados por um conjunto de falhas ou erros. Dessa forma, segue algumas dicas para serem analisadas antes, durante e após o vôo:

QUANDO ESTIVER MONTANDO SEU AEROMODELO VERIFIQUE:

A fixação das peças internas;

A fixação das superfícies móveis (comandos);

Vazamentos de combustível;

Vazamentos de ar, para trem de pouso pneumático;

A integridade da entelagem;

Lascados na hélice, principalmente para as de madeira;

Se o respiro do tanque está destampado, para gasolinas;

Se a bateria está carregada;

Se o rádio está com a programação correta (modelo);

ANTES DE LIGAR O MOTOR VERIFIQUE:

Se o rádio está com a programação correta;

Se os comandos estão mexendo para o LADO CORRETO;

As funções secundárias do modelo (flap, luzes, trem de pouso, bombas, freio aerodinâmico, fumaça ...);

Se as baterias (rádio e avião) estão carregadas e em condições de voo;

Se o tanque de combustível está cheio.

ANTES DE DECOLAR VERIFIQUE:

O correto funcionamento e regulagem do motor (deixe-o funcionando por pelo menos um minuto antes de decolar);

Se a pista está livre, ou seja, ninguém pousando ou decolando;

O lado do vento;

A posição do Sol.

DURANTE O VOO:

Taxiamento dentro da pista auxiliar (se houver);

Observar prioridade de decolagem e pouso;

Rolagem ao eixo da pista demarcada, colocando-o contra o vento;

Decolagem suave e tomada de altura;

Vôo em cima da pista contra o vento;

voo retangular, sempre dentro da caixa de vôo;

Iniciar os procedimentos de pouso (gritar “Pista” ou “Pouso”, completar a “perna do vento” e pousar);

Trazer o aeromodelo até a saída da pista, desligar o motor, rádio RX e TX e reboca-lo até os boxes.

 

É importante ressaltar que mesmo diante de todo o conjunto de verificação, sempre há a probabilidade de acontecer um acidente, porém, o após a análise de todo o conjunto de segurança essa margem diminui muito.

CLUBE DE AEROMODELISMO ASAS DE BIGUAÇU
bottom of page